Unidades de estado sólido (SSD) e unidades de disco rígido (HDD) são dispositivos de armazenamento de dados.
As SSDs armazenam dados na memória flash, enquanto as HDDs armazenam dados em discos magnéticos. As SSDs são uma tecnologia mais recente que usa as propriedades físicas e químicas do chip para oferecer mais volume, velocidade e eficiência do armazenamento.
As HDDs são uma opção econômica se você precisar de acesso pouco frequente aos dados em blocos de 1 MB ou mais por vez.
Como as SSDs funcionam?
As unidades de estado sólido (SSD) contêm memória flash não volátil, que compreende uma variedade de circuitos integrados para armazenar e recuperar dados.
Dentro de uma SSD, você encontrará transistores de porta flutuante em padrões de grade. Cada linha dentro dessas grades é chamada de página, com muitas páginas formando um bloco.
Uma SSD armazena informações nesses blocos. Cargas diferentes nos transistores de porta flutuante se traduzem em zeros e uns binários. Esse binário é como uma SSD comunica os dados. Um controlador de SSD rastreará o local onde os dados específicos estão armazenados na unidade, o que permite que você acesse os dados em seu computador ou laptop.
Como funcionam as HDDs?
Diferentemente das unidades de estado sólido (SSD), as unidades de disco rígido (HDD) têm várias partes mecânicas que se movem juntas para armazenar e recuperar dados.
Dentro de um dispositivo HDD, existem pratos giratórios com revestimentos magnéticos. Cada disco tem faixas ou círculos concêntricos chamados segmentos. Cada número de faixa e setor cria um endereço exclusivo que a tecnologia HDD usa para organizar e localizar dados.
Um motor gira um braço atuador interno com um cabeçote de leitura/gravação. Ao ler as informações de carga em segmentos específicos, o cabeçote de leitura/gravação registra e recupera as informações. Um controlador de E/S e o sistema operacional da HDD informam às partes mecânicas o que fazer e quando.