Separamos em 4 tópicos principais os motivos que podem deixar um site offline, confira em cada um o que pode gerar a situação indicada e o que fazer:
Site apresenta algum tipo de erro
Muitas vezes o seu site pode ficar indisponível, pois um dos erros abaixo pode estar a afetar o seu funcionamento, como:
- Site com erro 404
- Site com erro 500
- Erros gerais de PHP
- Sites WordPress com o erro "Missing MySQL Extension"
- Problemas com o SSL (ex: site não seguro)
1) Site com erro 404
O código 404 indica “página não existente”, esse erro pode ser causado por um redirecionamento incorreto, um arquivo inexistente, um apontamento incorreto ou quando o domínio não responde no servidor.
2) Site com erro 500
Esse erro indica uma dificuldade no processamento do servidor que pode ocorrer por diversos fatores, como:
- Permissões da hospedagem incorretas;
- Problemas no arquivo .htaccess;
- Consumo de recursos do servidor;
- Limite da memória PHP;
- Conflito entre versões PHP;
- Erro em plugins.
3) Erros gerais de PHP
O uso de versões de PHP não atualizadas pode gerar falhas graves de segurança em aplicações, ou então usar mais de uma versão de PHP para o mesmo site pode gerar conflitos entre elas.
Para esses casos você deverá atualizar para a versão PHP para a mais recente
4) Sites WordPress com o erro "Missing MySQL Extension"
Esse erro indica que está faltando a extensão do MySQL na instalação, isso ocorre devido ao conflito de PHP causado pelo uso de duas opções de alteração de PHP do cPanel.
5) Problemas com o SSL
Esse problema poderá ocorrer por inúmeros motivos mas o mais comum é devido a hospedagem conter a instalação de SSL (https) mas na estrutura do site ainda conter elementos sem o SSL (http), gerando conflitos SSL.
Para resolver essa situação, é necessário que você altere todos os elementos da estrutura do seu site (imagens, vídeos, documentos, etc) do protocolo http para https.
Problemas no domínio e DNS
Confiras os principais problemas que envolvem o domínio (nome do seu site), hospedagem (armazenamento dos arquivos do site) e o DNS (código de conexão entre o domínio e a hospedagem):
1) O DNS do domínio não foi atualizado/alterado
Se você comprou o registo de domínio separadamente do plano de hospedagem, ou então migrou o seu site para uma nova hospedagem será preciso conectar o domínio com o plano de hospedagem
Para isso, você vai precisar realizar a configuração no painel onde o domínio foi registrado, ou seja, alterar o DNS - dessa forma os servidores entenderão que o domínio está vinculado ao plano de hospedagem para deixar o site online.
Após realizar a alteração do DNS, aguarde o prazo de comunicação entre o domínio e o plano de hospedagem - que pode levar até 72 horas.
2) Domínio com o DNS errado
Após ter alterado o DNS da hospedagem, ou até mesmo ter migrado o site para uma nova hospedagem, pode ser que o código que conecta o seu domínio com a hospedagem esteja incorreto.
3) Alterou o DNS recentemente - processo de propagação
Ao alterar o DNS do seu domínio você estará a vincular o domínio com o plano de hospedagem.
Após a alteração, inicia-se o processo de comunicação do site com o servidor - que poderá durar até 72 horas e é útil para que o seu site seja exibido em todos os lugares do mundo.
Durante a propagação é normal que o site oscile entre online e offline, portanto caso tenha realizado a alteração do DNS a menos de 72 horas, aguarde o término do prazo e realize novos testes de acesso.
4) Domínio expirado/congelado
Todo domínio registrado possui um prazo de validade, geralmente este prazo é de 1 ano, podendo ser estendido conforme a necessidade do dono do registo do domínio.
Quando o domínio vence, ou seja, atinge o prazo de validade, ele assume o status expirado ou congelado e sai fora do ar.
5) Domínio pode não ter sido registrado
Para que um site esteja no ar, um dos requisitos é registar um nome de domínio.