Site fora do ar, o que fazer?

Separamos em 4 tópicos principais os motivos que podem deixar um site offline, confira em cada um o que pode gerar a situação indicada e o que fazer: 

 

Site apresenta algum tipo de erro

Muitas vezes o seu site pode ficar indisponível, pois um dos erros abaixo pode estar a afetar o seu funcionamento, como:

  • Site com erro 404
  • Site com erro 500
  • Erros gerais de PHP
  • Sites WordPress com o erro "Missing MySQL Extension"
  • Problemas com o SSL (ex: site não seguro)

 

1) Site com erro 404

O código 404 indica “página não existente”, esse erro pode ser causado por um redirecionamento incorreto, um arquivo inexistente, um apontamento incorreto ou quando o domínio não responde no servidor. 

 

2) Site com erro 500

Esse erro indica uma dificuldade no processamento do servidor que pode ocorrer por diversos fatores, como:

  • Permissões da hospedagem incorretas;
  • Problemas no arquivo .htaccess;
  • Consumo de recursos do servidor;
  • Limite da memória PHP;
  • Conflito entre versões PHP;
  • Erro em plugins.

 

3) Erros gerais de PHP

O uso de versões de PHP não atualizadas pode gerar falhas graves de segurança em aplicações, ou então usar mais de uma versão de PHP para o mesmo site pode gerar conflitos entre elas.

Para esses casos você deverá atualizar para a versão PHP para a mais recente

 

4) Sites WordPress com o erro "Missing MySQL Extension"

Esse erro indica que está faltando a extensão do MySQL na instalação, isso ocorre devido ao conflito de PHP causado pelo uso de duas opções de alteração de PHP do cPanel.

 

5) Problemas com o SSL 

Esse problema poderá ocorrer por inúmeros motivos mas o mais comum é devido a hospedagem conter a instalação de SSL (https) mas na estrutura do site ainda conter elementos sem o SSL (http), gerando conflitos SSL.

Para resolver essa situação, é necessário que você altere todos os elementos da estrutura do seu site (imagens, vídeos, documentos, etc) do protocolo http para https.

 

Problemas no domínio e DNS

Confiras os principais problemas que envolvem o domínio (nome do seu site), hospedagem (armazenamento dos arquivos do site) e o DNS (código de conexão entre o domínio e a hospedagem):

 

1) O DNS do domínio não foi atualizado/alterado

Se você comprou o registo de domínio separadamente do plano de hospedagem, ou então migrou o seu site para uma nova hospedagem será preciso conectar o domínio com o plano de hospedagem

Para isso, você vai precisar realizar a configuração no painel onde o domínio foi registrado, ou seja, alterar o DNS - dessa forma os servidores entenderão que o domínio está vinculado ao plano de hospedagem para deixar o site online.

Após realizar a alteração do DNS,  aguarde o prazo de comunicação entre o domínio e o plano de hospedagem - que pode levar até 72 horas.

 

2) Domínio com o DNS errado

Após ter alterado o DNS da hospedagem, ou até mesmo ter migrado o site para uma nova hospedagem, pode ser que o código que conecta o seu domínio com a hospedagem esteja incorreto.

 

3) Alterou o DNS recentemente - processo de propagação

Ao alterar o DNS do seu domínio você estará a vincular o domínio com o plano de hospedagem.

Após a alteração, inicia-se o processo de comunicação do site com o servidor - que poderá durar até 72 horas e é útil para que o seu site seja exibido em todos os lugares do mundo.

Durante a propagação é normal que o site oscile entre online e offline, portanto caso tenha realizado a alteração do DNS a menos de 72 horas, aguarde o término do prazo e realize novos testes de acesso.

 

4) Domínio expirado/congelado

Todo domínio registrado possui um prazo de validade, geralmente este prazo é de 1 ano, podendo ser estendido conforme a necessidade do dono do registo do domínio.

Quando o domínio vence, ou seja, atinge o prazo de validade, ele assume o status expirado ou congelado e sai fora do ar.

 

5) Domínio pode não ter sido registrado 

Para que um site esteja no ar, um dos requisitos é registar um nome de domínio.

 

  • 1 Utilizadores acharam útil
Esta resposta foi útil?

Artigos Relacionados

 Como acessar o cPanel?

Na barra de busca do navegador, informe o nome do domínio seguido do número da porta de acesso...

 Quais as funcionalidades do cPanel?

O cPanel é um painel oferecido nas hospedagens da AngoWeb que serve para gerenciar e administrar...

 O que é o Softaculous?

O Softaculous é um software integrado no cPanel- e em outros diversos painéis de controle, com a...

 Quais programas podem ser instalados com o Softaculous?

O Softaculous é uma biblioteca de scripts que automatiza a instalação de aplicações web e códigos...

 Como enviar um arquivo para o cPanel?

1) No cPanel, na barra de pesquisa, busque por Arquivos Em seguida, clique em Gerenciador de...