Prezado(a) Cliente,
A AngoWeb informa que foi identificada uma vulnerabilidade de segurança de gravidade elevada no plugin Backuply para WordPress, utilizado para a criação, restauração e migração de cópias de segurança.
Esta vulnerabilidade afecta mais de 600.000 instalações WordPress que utilizam o plugin e poderá permitir que utilizadores mal-intencionados obtenham privilégios administrativos, comprometendo a segurança do website.
Detalhes da vulnerabilidade
- Plugin afectado: Backuply – Backup, Restore, Migrate and Clone
- Versões vulneráveis: 1.5.8 e anteriores
- Versão corrigida: 1.5.9
A vulnerabilidade está relacionada com uma falha de injecção SQL que poderá ser explorada durante a restauração de uma cópia de segurança, permitindo a elevação indevida de privilégios administrativos.
Acção necessária
Recomendamos que todos os clientes que utilizam WordPress verifiquem imediatamente se possuem o plugin Backuply instalado.
Caso utilizem uma versão vulnerável, deverão:
- Aceder ao painel administrativo do WordPress.
- Navegar até Plugins → Plugins instalados.
- Localizar o plugin Backuply.
- Actualizar o plugin para a versão 1.5.9 ou superior.
- Verificar se existem utilizadores administrativos desconhecidos e configurações de segurança alteradas.
Caso não utilizem este plugin, esta vulnerabilidade específica não afecta directamente o vosso website.
Responsabilidade pela segurança do website
Reforçamos que a actualização e manutenção do WordPress, dos temas e dos plugins instalados são da responsabilidade do cliente ou do profissional responsável pela administração do website.
A AngoWeb recomenda a manutenção regular dos componentes utilizados, de modo a reduzir a exposição a vulnerabilidades conhecidas.
A segurança do seu website começa com a manutenção e actualização regular dos seus componentes.
Com os melhores cumprimentos,
Equipa AngoWeb




